sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

VARJÃO - É POSSIVEL RECONSTRUIR UMA RELAÇÃO?

Eu sei que ninguém escolhe - pelo menos conscientemente - que seja assim: mas muitas vezes em nossos relacionamentos passamos por períodos difíceis de crises e desajustes, onde tudo parece levar ao conflito. Não importa qual tenha sido o estopim, uma guerra é sempre uma guerra!

Se você já passou por isso, não terá dificuldade em reconhecer o que digo. Cada parceiro se desloca para um lado do campo de batalha e de repente, de parceiros, se tornam adversários. As mínimas coisas se tornam irritantes, coisas absurdamente sem importância são percebidas através de uma cruel lente de aumento. Acredite, coisas como um inocente pigarro perece ser uma arma secreta usada pelo outro para atrapalhar nossa leitura, um sutil movimento na cama é percebido como uma invasão intencional de nosso espaço noturno.
 
As pessoas estão em guerra e bem sobre suas cabeças sobrevoam mísseis de cinismo, explodem bombas de agressão, granadas de ironia, ou pior... ocorre um terrível ataque de gás gélido paralisante classificado como "desprezo" considerado pelas forças da inteligência como a arma de grau máximo de destruição em massa.

Passada a fase romântica, pense em uma cidade no pós-guerra, ou após um desastre natural e devastador. 

É possível reconstruí-la?

A princípio, é claro que sim. E ainda melhor do que era antes! Quando tudo cai por terra, ao mesmo tempo somos abençoados com a rara oportunidade de criar algo completamente diferente, mais organizado, mais funcional, mais belo. Mas para fazer isso, algumas condições me parecem necessárias. 

Sem dúvida existem dois fatores fundamentais para que isso seja possível.

1) Avaliação dos danos e um planejamento do que se deseja construir
Para que um bom planejamento seja feito, é preciso que se avalie o que aconteceu. O que levou a tanta destruição? Quais eram os problemas reais.

2) Capital e mão de obra disposta a fazer um trabalho pesado e braçal
Uma cidade precisa de dinheiro para ser reconstruída..É um momento delicado que requer uma intervenção cirúrgica. Requer um enorme envolvimento. Comprometimento. Requer cuidado e atenção.

Reconstruir é para aqueles que estão dispostos a realizar o trabalho que precisa ser feito na cidade, e que já sabem que para isso precisarão aceitar o fato de que ainda têm muito a fazer.

As recompensas serão proporcionais aos esforços. Por mais trabalhoso que seja, um dia você olha para trás - de dentro da nova e iluminada cidade - vislumbra todo o caminho percorrido, e sente orgulho de si mesmo, enfim, se percebe maior, mais competente, mais sábio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário