A Audi diz ainda estar definindo quais pacotes farão parte do portfólio
nacional do Q3, mas pudemos apurar junto a alguns concessionários que o
Q3 vai deixar a briga com o BMW X1, seu principal adversário no
exterior, um pouco de lado em nosso mercado. Preço, potência e nível de
equipamentos estarão ajustados para encarar o Range Rover Evoque, o bebê da Land Rover. O irmão de plataforma, Volkswagen Tiguan não é citado, mas também está no bolo.
O catálogo do Q3 traz uma única motorização, o 2.0 TFSI (ou seja, com
turbo e injeção direta de combustível, além do sistema Kers de
recuperação de energia), mas com duas configurações, cujos preços (com
alguma variação) devem ser:
- Audi Q3 2.0 TFSI de 170 hp (172 cavalos) e 28,5 kgfm: R$ 140 mil
- Audi Q3 2.0 TFSI de 211 hp (213 cavalos) e 30,6 kgfm: R$ 190 mil
- Audi Q3 2.0 TFSI de 211 hp (213 cavalos) e 30,6 kgfm: R$ 190 mil
Nos dois casos, o IPI maior para modelos importados, vigente desde dezembro, já está incluso.
-
Apesar dos 4,39 m de comprimento, Q3 parece menor e se assemelha a um A1 com hormônios
Abaixo de Q5 e Q7 na hierarquia de SUVs com quatro argolas, o Q3 tem
visual de A1 com esteroides e medida de utilitário compacto: são 4,39
metros de comprimento, 1,83 m de largura, e 1,60 m de altura. A cabine
tem espaço para cinco ocupantes, mas a Audi não revela o entre-eixos. O
porta-malas comporta 460 litros de bagagem -- ou 1.365 litros com o
rebatimento dos bancos. Há ainda o espaço proporcionado pelo rack de
teto, que chega como item de série. O peso varia de 1.510 kg (na versão
mais básica) a 1.565 kg (no modelo de 213 cv).
A chave para encarar o "Baby Range Rover", porém, precisa estar no
pacote tecnológico, ponto forte do modelo inglês. Assim, as duas
variantes do Q3 se reforçam com câmbio de dupla embreagem Stronic, de
sete marchas, com opção de trocas manuais por meio das borboletas atrás
do volante. O conjunto conta ainda com o modo Eficiência, que pode ser
comparado (com as devidas restrições) à banguela: o sistema desengata as
embreagens em velocidade de cruzeiro, mantendo o movimento do SUV por
inércia e com consumo de combustível reduzido até que o acelerador seja
acionado ou os sensores detectem a necessidade de uma retomada do
propulsor.
A Audi anuncia também a presença do controle eletrônico Drive Select,
que altera o padrão de amortecimento, permissividade da direção,
piloto-automático e até de vazão do ar-condicionado de acordo com o modo
escolhido -- Conforto, Auto, Dinâmico ou Eficiência. Os
concessionários, porém, acreditam que este item será opcional, assim
como o teto solar panorâmico (para as duas fileiras de assentos), as
duas zonas de refrigeração e o sistema Auto Park, que faz a manobra de
estacionamento sem a intervenção do condutor. Desnecessário em boa parte
do Brasil, o sistema de aquecimento dos bancos (presente no carro
europeu) foi cortado definitivamente.
Como o brasileiro é fanático por roda, o Q3 de 172 cv trará de série
aros de 17 polegadas de liga leve, com opção pelo modelo esportivo de 18
polegadas -- esta será item de série no Q3 de 213 cv. Os pneus para
qualquer um dos kits são do tipo "verde", de baixa resistência ao
rolamento, assim como ocorre com o Evoque.
Faróis de xênon, LEDs para iluminação diurna e som premium da Bose com
14 alto-falantes de neodímio e, por questão de charme, iluminação
indireta dos alto-falantes dianteiros completam a lista de mimos
prometidos. A segurança fica a cargo da tração integral quattro, dos
airbags frontais, laterais e de cabeça e do sistema de freios com ABS e
controle de estabilidade.
Fonte: Quatro Rodas
Nenhum comentário:
Postar um comentário